quarta-feira, 1 de junho de 2011

DOIS IRMÃOS E A BOA COLHEITA

                     Texto para  auxiliar na dissertação : dois irmãos e a boa colheita

                       DOIS IRMÃOS E A BOA COLHEITA

Dois rapazes moravam na mesma fazenda quando o pai morreu. O que era solteiro ficou morando na casa em que o pai morava. O casado morava na casa ao lado. Eles tinham uma plantação imensa de arroz e um celeiro em comum, e combinaram de trabalhar juntos e dividir tudo. Colheram dezenas de sacos de arroz, metade para um e metade para o outro, e assim fizeram dois celeiros. Fizeram uma boa colheita, estavam com os depósitos cheios. No final da tarde, o irmão solteiro começou a pensar que aquela divisão não estava certa. Pensava: “Eu sou solteiro e meu irmão é casado, tem mulher e filhos. Ele precisa de mais arroz do que eu, pois sou sozinho.” À noite, ele se levantou, foi ao celeiro dele, pegou um saco de arroz, escondido, e colocou no celeiro do irmão.
O irmão acordou na manhã seguinte e começou a pensar: “Essa divisão não está justa, pois sou casado, tenho minha mulher e meus filhos. E eles vão crescer e poderão me ajudar. Mas meu irmão, coitado, ele é sozinho. E se ele não casar, não vai ter ninguém por ele. O certo é ele ganhar uma parte a mais que eu.” Levantou, foi ao seu celeiro, pegou um saco de arroz e colocou no celeiro do irmão. E assim foram vivendo: a cada colheita, um levava uma parte a mais para o outro. Só não entendiam como é que sempre ficava a mesma quantidade para cada um.
Uma bela noite, o relógio biológico se confundiu e os dois se levantaram na mesma hora e se encontraram no meio do caminho. Um olhou para o outro, colocaram o arroz no chão, se abraçaram e choraram. A partir daquele dia, fizeram um único celeiro.

Transformar o texto em uma dissertação.
Veja o exemplo abaixo:
 
Dissertação
Dois irmãos e a boa colheita
       O fato de o  pai ter morrido pode ter contribuído para a preocupação recíproca dos irmãos. Na verdade, quando se perde alguém a quem se ama tenta-se preservar as amizades que restaram.
       A família constrói um laço entre seus membros através do convívio. Esta,é uma das razões de um sempre procurar proteger o outro. Às  vezes o interesse no bem estar das pessoas mais próximas gera um vontade de cuidar. É um sentimento que leva ao impulso de realizar algo para beneficiá-las.
     Há várias histórias de irmão contra irmão como o fato bíblico de Esaú e Jacó, Caim e Abel, cada um no seu contexto. Vê-se que não basta ter o mesmo sangue, é preciso haver respeito compreensão.
     Os irmãos certamente tiveram o privilégio de serem dotados de espírito de solidariedade o que  conduziu a praticarem as cordialidades entre si.

Observe:
  As referências ao texto original só estão no primeiro e último parágrafo. A dissertação se desenvolve através do ponto de vista pessoal. O autor utiliza conhecimentos bíblicos para enriquecer o texto e embasar as suas colocações

Nenhum comentário:

Postar um comentário