terça-feira, 22 de março de 2011

MATERIAL PARA AULA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

   1.Projeto de vida
            O mapa
Queremos convidá-lo para o desafio de navegar  com um destino. Imagine que encontrou um mapa e este o leva a navegar até um tesouro  escondido em uma ilha desconhecida. O tesouro transformará sua vida, irá organizá-lo para a felicidade e fazer com que outras pessoas sejam felizes. Contribuirá com a organização dos diversos aspectos  de sua vida,sejam eles pessoais, profissionais, sociais, afetivos...
O tesouro escondido chama-se Projeto Pessoal de Vida (PPV). Iremos ao encontro de uma proposta que busca a profundeza do ser humano, um caminho de opções processuais e de constante discernimento. Com a certeza de tomar decisões com liberdade, responsabilidade e compromisso. Contudo um caminho dinâmico e que necessita de revisão e reelaboração, sempre que necessário. O PPV fará com que navegue por um curso reflexivo a partir do corpo (nosso ser material), do espírito (o existencial e o psíquico) e a relação com o mundo  interior.Na relação com essas três dimensões teremos a possibilidade  de dialogar e relacionar-se, buscando o sentido e o horizonte de nossa vida.
Os passos
Decisão: momento de refletir e analisar se realmente quero ter um projeto pessoal de vida, se quero navegar contra a correnteza, com posturas diferenciadas.
Elaboração: momento de colocar a “mão na massa.” Escrever minha história, para que possa ter-me em minhas próprias mãos. Descrever: Onde e como estou? Quais são meus sonhos (pessoais, sociais, familiares, acadêmicos, profissional...)? Que decisões e ações efetivas são necessárias para que esses sonhos se concretizem? Onde e como devo atuar no cotidiano para alcançar meus sonhos? E o momento de olhar o caminho, e de fazer o encontro com você mesmo, de clarear o processo a ser feito, em vista de uma missão que propõe a doação e a entrega da vida em prol da felicidade plena – sua e dos que o cercam.  Mundo  jovem  nº 413 - fevereiro 2011 página -7
                               
                 Proposta de redação
1.Depois de ler o texto reflita sobre o mesmo;
2.Crie um texto  sobre o seu projeto pessoal  de vida.
 
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   2. Leia os textos
TEXTO I

Registro de encantamento e atestado de importância
           [...]
           Acontece bem assim: a gente abre um livro.
           E o livro abre a vida da gente.
           E quanto mais livro, mais livre, a modo e tempo que essa livraria toda nos livra da desumanidade.
Já se sabe coisa – ou - outra. Mas dentro de uma livraria, bota reparo, a gente sempre entende que não entende quase nada. Eu, hem. Talvez fosse melhor a gente nunca mais por os pés nessa ingresia de lugar.
           Não seria providencioso deixar as coisas de mal-jeito que estão?
          Até parece! A gente quer é saber mais, inventar outros modos de olhar, remexer num assunto complicado, gritar uma pergunta que bem podia ficar quietinha pra sempre num canto da memória de toda a humanidade; [...]
          Ara mas tá. Cada livro é uma pergunta terrível, misteriosa, angustiante.
          Ou uma pergunta engraçada, festosa, sacudida-sai-cedo.
          Uma coisa de fantasia de verdade mentirosa verdadeira.
         Porque livraria é um estúdio pra gente revelar um estudo da alma humana.
          Quer esfriar a cabeça? Quer esquentar a imaginação?
          Entre numa livraria ou numa biblioteca.
          E trate de ser pessoa, rosa, bandeira, prado,ramos, machado.
         Mas antes tem Lobato. Tem Cecília. Tem Clarice.
         Ninguém nasceu pra uma vidinha insossa.
         Se não faltar o livro, vai sempre ter um jeito de a gente não deixar que faltem outras coisas.
          Está doente? Meio desacorçoado?
         Consulte uma livraria nos livraria ou uma biblioteca. Garanto que vai receber um alívio por meio de uma chuva no beiral do alpendre. Por meio de cheirinho de arroz doce e canela. De gente chegando de um passeio no jardim da coragem.
         Uma livraria nos livraria da vida sem sentido.
         A modo e hora que cada livro na estante é uma porta fechada. Então a gente abre a porta como quem inventa o livro no momento em que porta alguma jamais se abrirá por completo neste livro que é cada um de nós.
        Vontade era que cada um de nós tivesse a fortuna de ler todos os livros da infância, todos os livros da juventude, todos os livros da maturidade.
         Essa livraria toda nos livraria da injustiça, do desafeto, do azedume, do destempero da desumanidade.
         A modo e manhã de assuntar: cada livro que se lê na infância é uma coragem de cantar bem alto pra espantar assombração. Cada livro que lê na juventude é uma coragem de cantar bem baixinho pra fingir que não acredita em assombração.
         Quanto mais a gente lê, mais assombração aparece.
         Mas é assombração que encanta, sabe?
        Que nos livra da mesmice, porque desacomoda por todos os séculos e séculos amém, eta bondade, benza Deus.
          Recomendo assombrar com uma certa frequência. Observar cada estante, cada gravura, cada capa, cada lombada, cada costura, cada descostura, cada título, cada orelha, cada folha de rosto, cada olhar, cada respiração, cada começo de voz.
[...]
        No entanto, mire e rume: um livro é um mundo onde a condição humana tem vez e voz, registro de encantamento e atestado de importância.
         Quem lê pode respirar poesia.
         Pode viver de prosa.
         Quem lê tem uma chave, uma maneira mais radiante de abrir o coração, uma passagem, uma possibilidade, um lugar de ave que se aventura, que deseja se livrar de morrer de desânimo.
[...]
        Tem vez, você finge que não quer. E apenas se põe a contemplar cada um. Finge que não precisa; que pode passar sem eles, bobagem esse negócio de mexida de livro, pura paranoia, livros e mais livros pra quê; a vida sem eles nem é tão chata assim.
       Mas acaba que você compreende que com eles a vida é mais profunda, mais apaixonada , mais genial.
[...]
(Stela Maria Rezende. Texto inédito.)


TEXTO II

Catar feijão

Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.


Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.
TEXTO III
Fobias
           Não sei como se chamaria o medo de não ter o que ler. Existem as conhecidas claustrofobia (medo de lugares fechados), agorafobia (medo de espaços abertos), acrofobia (medo de altura) e as menos conhecidas ailurofobia (medo de gatos), iatrofobia (medo de médicos) e até a treiskaidekafobia (medo do número 13), mas o pânico de estar, por exemplo, num quarto de hotel, com insônia, sem nada para ler não sei que nome tem. É uma das minhas neuroses. O vício que lhe dá origem é a gutembergomania, uma dependência patológica na palavra impressa. Na falta dela, qualquer palavra serve. Já saí de cama de hotel no meio da noite e entrei no banheiro para ver se as torneiras tinham “Frio” e “Quente” escritos por extenso, para saciar minha sede de letras. Já ajeitei o travesseiro, ajustei a luz e abri uma lista telefônica, tentando me convencer que, pelo menos no número de personagens, seria um razoável substituto para um romance russo. Já revirei cobertores e lençóis, à procura de uma etiqueta, qualquer coisa.

           Alguns hotéis brasileiros imitam os americanos e deixam uma Bíblia no quarto, e ela tem sido a minha salvação, embora não no modo pretendido. Nada como um best-seller numa hora dessas. A Bíblia tem tudo para acompanhar uma insônia: enredo fantástico, grandes personagens, romance, sexo em todas as suas formas, ação, paixão, violência, – e uma mensagem positiva. Recomendo “Gênesis” pelo ímpeto narrativo, “O cântico dos cânticos” pela poesia e “Isaías” e “João” pela força dramática, mesmo que seja difícil dormir depois do Apocalipse.

           ''Mas e quando não tem nem a Bíblia? Uma vez liguei para a telefonista de madrugada e pedi uma Amiga.

          – Desculpe, cavalheiro, mas o hotel não fornece companhia feminina...

          – Você não entendeu! Eu quero uma revista Amiga, Capricho, Vida Rotariana, qualquer coisa.

           – Não é possível! O que você faz durante a noite?

           – Tricô.

            Uma esperança!

          – Com manual?

         _ Não.

           Danação.

        – Você não tem nada para ler? Na bolsa, sei lá.

        – Bem... Tem uma carta da mamãe.

       – Manda!

(VERISSIMO, Luis Fernando. Banquete com os deuses: cinema, literatura, música e outras artes.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. p. 97-98)

                     Proposta de redação 
         Conte sua história  de convivência com a leitura e a escrita. Lembre-se de experiências positivas e negativas ( professores, família, amigos, etc. ) que envolveram o desenvolvimento dessas habilidades. Termine seu texto relacionando sua experiência à de milhares de  brasileiros que pouca familiaridades tem com essas atividades.                     
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     3. DENGUE
    Quinze Estados registraram mortes causadas pela dengue, a Secretaria de Vigilância em Saúde recebeu 241 notificações de óbitos suspeitos. Até o momento, 51 estão confirmados; 79, descartados e 112 continuam em investigação.
    Mato Grosso tem sete óbitos suspeitos de dengue, duas foram confirmados, quatro descartados e uma continua sob investigação.
     As mortes confirmadas ocorreram no Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás.
       A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
       A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
       Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Ciclo de Transmissão da Dengue (Imagem: MDS)
       Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
       É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/prevencao-da-dengue/#ixzz1HFteFafc

                           Proposta de redação
     A dengue tem provocado muitas mortes no  Brasil. Faça um texto dissertativo dando sugestões e incentivando a comunidade  a tomar atitudes necessárias para evitar a proliferação do  mosquito Aedes aegypti. 


4. Sustentabilidade ambiental

      Os crescentes problemas ambientais e o crescimento da população miserável puseram em cheque o conceito de desenvolvimento. Foi nesse momento, ainda no âmbito das ciências econômicas, que surgiu a ideia do desenvolvimento sustentável. Um conceito que pregava a noção de um modo de vida e produção que garantisse as necessidades das atuais gerações, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. À primeira vista, é um conceito muito claro, mas dá abertura a muitas interpretações.

      Do ponto de vista de uma grande corporação, desenvolvimento sustentável é aquele que garante a produção atual, sem comprometer a produção futura da empresa. Por exemplo, para uma empresa de papel, desenvolvimento sustentável é produzir celulose hoje, sem comprometer a capacidade futura de produção da empresa. Não se considera o bioma deslocado pelas árvores plantadas, populações retiradas de seus territórios tradicionais ou mesmo uma empresa concorrente.

     Pode-se ver que desenvolvimento sustentável é um conceito antropocêntrico, calcado na ideia de que qualidade de vida é uma decorrência direta de altas produções econômicas. Portanto a questão é que o conceito de desenvolvimento sustentável vem sendo interpretado principalmente sob uma ótica econômica, relacionada à perpetuação dos atuais processos produtivos, sabidamente concentradores de riqueza e degradadores da natureza. Ainda está fora dessa visão a maioria da população humana e todas as demais formas de vida do planeta que não são úteis aos processos produtivos atuais.

      Por isso é que no Movimento Ecológico falamos em desenvolvimento ecologicamente sustentável. Um conceito que visa à construção de vários modelos de vida interdependentes e complementares entre si que resultem em processos produtivos que busquem, em primeiro lugar, a perpetuação de todas as formas de vida do planeta dentro de um patamar de plena existência para as atuais gerações, sem comprometer as mesmas possibilidades para as futuras gerações.

     O conceito de desenvolvimento ecologicamente sustentável pede um olhar diferente para todo o planeta. Deixa claro não serem toleráveis todos os problemas sociais e ambientais atuais. Ao contrário, aponta que eles são uma prova cabal de que as boas intenções dos que pregam o desenvolvimento sustentável ainda não compreenderam o verdadeiro dilema contemporâneo e não estão, de fato, dispostos a criar um novo paradigma que considere todos os aspectos da existência da vida na Terra e faça frente às ameaças criadas pelo paradigma da modernidade e a sua continuidade no tempo. Arno Kayser ( Mundo jovem)

                    Proposta de redação
      Leia o texto com atenção e faça uma  dissertação sobre o desenvolvimento ecologicamente sustentável.


5. Clima de abandono

         Encontrar celulares, drogas e outras coisas mais no interior dos presídios cearenses virou uma prática, mas por que isso entra nesses locais de segurança máxima? Acredito que não é através dos visitantes, haja vista a via crucis pela qual passam antes de atingirem o interior daqueles estabelecimentos.
          Outro dia, foi divulgada pela imprensa local a aquisição de um equipamento para detectar qualquer material que não poderia "chegar" às mãos dos detentos. Então, esse equipamento não está funcionando ou não está ativado quando mais é necessário.
          Deve haver alguém contribuindo para que isso aconteça. Enquanto não se entender que esses locais são tidos como área de risco e todas as pessoas que queiram adentrá-los deverão passar por minuciosa vistoria, sem exceção, incluindo advogados, funcionários, etc. esse problema não terá fim.
          Os administradores precisam ser mais vigilantes e estarem atentos para as irregularidades que estão a vista. Não adiante ser intolerante só para mostrar serviço, tem que agir com rigidez e educação. Pra isso está faltando preparação. ( TEXTO ADAPTADO PARA FINS DIDÁTICOS)
         (Sobre matéria publicada na editoria de Polícia, sob o título "IPPS e IPPOO vivem clima de abandono e insegurança")
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=926611
01/02/2011
                Proposta de redação
 1. Faça um comentário sobre esta matéria;
 2.Disserte sobre o seguinte tema:
   A situação dos presídios brasileiros.
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  6. ORIGEM DA VIDA POR CRIAÇÃO DIVINA

Essa é a mais antiga de todas as ideias sobre a origem da vida e tem um forte cunho religioso. Até hoje é aceita por fiéis de várias religiões.
Na década de 1970 floresceu principalmente nos Estados Unidos da América o chamado “criacionismo científico”, com muitos adeptos. Essa corrente afirma que a terra surgiu há apenas alguns poucos milhares de anos, que os seres vivos foram criados individualmente por uma divindade e que desde então possuem a mesma forma com que foram criados. Eles não mudam ao longo do tempo: é o que se chama de imutalidade das espécies.
Veja esta passagem bíblica
No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus a luz de dia, e às trevas de noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia. E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas, e separação entre águas. Fez, pois, Deus o firmamento, e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez. E chamou Deus ao firmamento de céus. Houve tarde e manhã no segundo dia. Disse também Deus: ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. A porção seca Deus chamou terra ,e ao ajuntamento das águas , mares. E viu Deus que isso era bom. Gn: 1,1-10 (Bíblia sagrada)
Os cientistas apontam evidências contra as ideias dessa corrente: os dados disponíveis até hoje sugerem fortemente que a Terra se formou há muito tempo, cerca de 4,5 bilhões de anos atrás; e os seres vivos mudam ao longo do tempo, evoluem .

Proposta de redação
Leia e interprete o texto.
Disserte sobre a temática: Um novo olhar sobre a vida na terra.


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7.COSTUMES EGÍPCIOS
     Um dos fatos mais admiráveis sobre a civilização egípcia é o cuidado que dedicavam ao sepultamento de seus mortos. Na verdade as múmias egípcias são quase como um símbolo do tempo dos faraós, e a prática milenar do embalsamamento fez chegar aos nossos dias, junto com os registros nos templos e nas paredes das tumbas, as marcas da vida que levavam os egípcios do mundo antigo.
     Qualquer sociedade humana tem nas suas práticas um reflexo do seu universo mental. Não seria diferente com os egípcios. Eles eram extremamente ligados ao rio Nilo e à agricultura que as cheias lhes permitiam fazer, vinculando muitos dos seus símbolos míticos a elementos aquáticos e a fenômenos que podiam ser observados no seu próprio "em torno".
      Isso poderá ser mais bem notado ao longo da nossa narrativa. No cerne das práticas funerárias está embutida uma lenda, explicativa de um ideal que já esteve preso à realeza com exclusividade até a quarta dinastia egípcia. Posteriormente os ritos foram estendidos a membros da corte até serem difundidos por toda a população. ( TEXTO ADAPTADO PARA FINS DIDÁTICO PEDAGÓGICO)
          
Proposta de redação
Interprete o texto em apenas oito linhas.
Produza um texto, usando os mesmos recursos linguísticos do texto acima, incorporando os costumes do povo brasileiro.
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8. O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Dilma Rousseff elegeu-se Presidente da República, cargo ocupado pela primeira vez por uma mulher no Brasil. Isso é um marco na história democrática do país e na da luta feminina por igualdade social.
A eleição presidencial de 2010 contou também com outro fato significativo no que se refere à participação feminina na política: o índice de aprovação de Marina Silva. Mas as mulheres não conquistaram posição apenas na política. Elas estão dirigindo empresas, ocupam espaço de destaque no telejornalismo e começam a aparecer até nos mais fechados redutos masculinos.
O Flamengo, por exemplo, clube conhecido pela tradição do seu futebol, dono de uma das maiores torcidas do Brasil, é agora presidido por uma mulher.
Proposta de redação
O que essas conquistas revelam sobre as relações sociais entre homens e mulheres? Discuta a situação social da mulher no Brasil de hoje, em uma dissertação argumentativa em prosa.
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                       9.  ÉTICA E A CIÊNCIA
Quando uma atividade humana provoca discussões a respeito de ser moralmente boa ou ruim, está se falando da ética daquela ação. De um modo geral, não se costuma avaliar cada atividade deste ponto de vista, porque a sociedade já estabeleceu os parâmetros do bem e do mal para a maioria de suas esferas. Por exemplo, roubar é considerado um mal, ainda que frequentemente praticado, enquanto ações beneficentes são um bem,  mesmo que raras. A ciência, no entanto, está levantando com suas descobertas uma série de questões que precisam ser eticamente avaliadas, exatamente por serem decisões que a raça humana nunca enfrentou antes. Com o avanço da engenharia genética, é necessário pensar se os pais tem direito a abortar um filho caso não  corresponda às suas expectativas físicas e psicológicas; são muitos prós e contras com consequências dramáticas para o resto da vida.
      A Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara Federal, aprovou, recentemente, ainda que por margem mínima, o Projeto de Lei nº 20-A(1991), que "dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento dos casos de aborto, previstos no Código Penal, pelo Sistema Único de Saúde". Trata-se do Art. 128 do Código Penal de 1940, que estabelece a despenalização do aborto em casos de estupro ou grave risco de vida para a gestante e que este projeto pretende regulamentar.
A Igreja no Brasil, em seguimento de Jesus Cristo, que veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância (cf. Jo 10,10), dá o seu testemunho em favor da vida humana, desde sua concepção até seu desfecho natural, baseada nas  palavras da Bíblia: "Não matarás".
Ao mesmo tempo, ela compartilha as angústias, tristezas e sofrimentos de todos, principalmente dos pobres e dos que mais sofrem. Ela é solidária com a gestante em risco de vida ou vítima de estupro.      Oferece o perdão de Jesus Cristo aos que fraquejaram, tantas vezes opressos por circunstâncias adversas e procuram se reerguer. Propõe e quer contribuir para que haja sempre novos modos e instituições de defesa, apoio, proteção e assistência às gestantes traumatizadas e aos nascituros em perigo. São formas de misericórdia cristã.
               Proposta de redação
Leia o texto com atenção e faça uma análise das  informações expostas; 
Faça um texto dissertativo a respeito do aborto.

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